Páginas

Cirurgia

A cirurgia Buco Maxilo Facial é uma especialidade da Odontologia responsável pelo tratamento das deformidades e traumatismos faciais, cistos e tumores benignos  dos ossos maxilares, desordens da articulação têmporo-mandibular (ATM), reconstruções dos ossos da face e cirurgias da cavidade oral (remoção de dentes inclusos, biópsias, enxertos, etc.).
A remoção dos dentes inclusos é a prática mais comum realizada pelo cirurgião Buco Maxilo Facial.
Os dentes inclusos são aqueles que não podem, ou não irão, atingir seu posicionamento funcional normal, e por isso, tornam-se patológicos e necessitam de tratamento. Os dentes que mais comumente encontram-se inclusos são os terceiros molares (siso), entretanto, outros também podem não erupcionar, como os caninos e dentes supra-numerários.

A inclusão dentária pode ser causada por fatores sistêmicos (síndromes ou deficiências endócrinas) ou fatores locais (permanência prolongada de dentes de leite, falta de espaço na arcada dentária, etc.)
O tratamento para os dentes inclusos ou impactados é cirúrgico e consiste em Exodontia (remoção), tracionamento ou transplante.

As indicações para exodontia de dentes inclusos ou semi-inclusos (parcialmente erupcionados) são:
- prevenção ou tratamento de pericoronarites (Inflamação da gengiva que cobre parcialmente o dente),
- prevenção de cáries,
- reabsorções das raízes ou reabsorções ósseas nos dentes adjacentes,
- necessidades ortodônticas,
- prevenção de cistos e tumores odontogênicos,
- prevenção de fraturas da mandíbula e tratamento de dores sem causa aparente.

A cirurgia para exodontia dos dentes inclusos é realizada em consultório e sob anestesia local. Algumas medicações e certos cuidados devem ser tomados antes e depois do procedimento, com objetivo de permitir um pós-operatório mais confortável ao paciente.


Dr. Marcus Azevedo do Amaral é dentista graduado pela Universidade Federal do Pará e é Cirurgião Buco Maxilo Facial pelo Hospital da Santa Casa de Sâo Paulo.